Riscos e benefícios da reposição hormonal na menopausa
- heitorleandro
- há 3 dias
- 2 min de leitura

O climatério e a menopausa são fases da vida de uma mulher e não são doenças. Apesar de não necessitarem de tratamento, é um período longo e de "crise", caracterizado por perda da qualidade de vida e por necessidade de cuidados especiais com a saúde.
A reposição hormonal na menopausa pode ser uma grande aliada no alívio dos sintomas que surgem com a queda dos hormônios, como ondas de calor, insônia, irritabilidade, dores articulares, cansaço, indisposição, alterações de memória, ressecamento vaginal, diminuição da libido.Além de melhorar a qualidade de vida, ela também pode proteger a saúde óssea, reduzir o colesteral, prevenir doenças cardiovasculares, prevenir câncer de colon e até doença de Alzheimer.
A reposição hormonal precisa ser individualizada, de mulher para mulher. Como todo tratamento, a reposição hormonal também apresenta riscos, como câncer de mama e de endométrio (do útero), trombose e doenças cardiovasculares. Esses riscos relacionados a reposição hormonal são muito pequenos e, geralmente, o benefício compensa todo e qualquer risco.
Da mesma forma como a reposição hormonal não é para todas as mulheres, ela não é para sempre. Novamente, a reposiçao hormonal tem que ser individualizada quanto a sua dosagem, composição, via de administração (oral, gel, adesivo) e tempo de uso.
Os hormônios utilizados são os estrogênios, progestagênios (nas mulheres com útero) e testosterona em casos selecionados.
Se você está passando pela menopausa e quer entender se a reposição hormonal é indicada para você, agende uma consulta. Um acompanhamento cuidadoso faz toda a diferença para viver essa fase com mais equilíbrio e bem-estar.
Tome cuidado com aquele implante hormonal milagroso ou com aquela reposição hormonal que combate o envelhecimento.
—
Dr. Heitor Rodrigues
CRM/SP 120.966 │ RQE 50.380
Comments